Aos 22 anos, já formado em engenharia pela Universidade de Taubaté, eu lecionava desenho geométrico e matemática. Trabalhei na construtora Alfredo Mathias S.A. (que ficou conhecida pela edificação do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo) de 1974 a 1977. Quando a empresa fechou, enxerguei ali uma oportunidade: propus montar uma empresa cujo objetivo era oferecer mão de obra qualificada para a execução de obras. Com o projeto aprovado, recebi como rescisão de trabalho todos os equipamentos e ferramentas da empreiteira e dei início ao trabalho junto de um sócio que também era engenheiro.
Aos 27 anos, tinha em meu currículo obras grandiosas como o Centro Empresarial de São Paulo, diversos shopping centers como o Iguatemi de São Paulo, além de ter construído mais de três mil apartamentos em todo o Brasil. Assim, diversifiquei meu negócio e, em 20 anos de experiência no setor privado, estive à frente de empresas de construção, incorporação e gerenciamento de centros empresariais.
No segundo mandato do Fernando Henrique Cardoso, coordenei o Brasil Empreendedor, programa nacional de treinamento e financiamento de pequenas e médias empresas. Para saber mais sobre empreendedorismo:
- Para o GuardeAqui, crise imobiliária é impulso para crescer - Exame Abril
- Vale a pena empreender em 2016? - Blog do Empreendedor
Para saber mais sobre a Alfredo Mathias S. A, acesse aqui
![]() |
| Paulo Vieira de Souza e o empreendedorismo |
