DERSA e a metodologia da eficácia

O comprometimento faz com que as pessoas façam não o possível, mas o necessário. Quando fui diretor de engenharia da Desenvolvimento Rodoviário S. A. (DERSA), montei um grupo multidisciplinar constituído pelo corpo gerencial da companhia, apoiado por uma estrutura formada pelas empresas gerenciadoras e supervisoras. Coordenado por mim, este grupo trabalhava diretamente com os gerentes de cada área, e a dinâmica se dava sem interferências burocráticas e por meio do controle de atividades críticas com prazos estipulados em reunião semanal.

Chamada de MAI-CADER, a dinâmica tinha como principal objetivo o gerenciamento das informações provenientes das áreas de projeto, remoção de interferência, meio ambiente, desapropriação, reassentamento e negociação, de forma a otimizar as metas de prazo para liberação de frentes de obras programadas nos planos de ataques dos consórcios construtores de cada lote. A implantação da MAI-CADER deixou claro que a necessidade leva a uma postura profissional com estruturação, organização, metodologia, eficácia e sinergia entre os envolvidos.

Para saber mais, acesse o documento.

Grupo multidisciplinar da DERSA montado por Paulo Vieira de Souza


Sobre o Blog

Em 44 anos de carreira, Paulo Vieira de Souza destacou-se nos setores público e privado atuando como gestor e engenheiro e, ao somar os conhecimentos que adquiriu ao longo de sua trajetória como esportista radical, construiu um perfil inovador.
Saiba mais

Flickr